A obra foi ordenada pelo vice-rei do Brasil na época, André de Melo de Castro e acredita-se que tenha sido erguida para abastecer de água potável um presídio local, os soldados e também moradores da região.
Ficou conhecida popularmente como a fonte do Imperador, pois no ano de 1859 Dom Pedro II fez uma visita ao Morro de São Paulo, onde teria tomado um banho na Fonte Grande junto com a Marquesa de Santos. Nos seus escritos sobre a viagem, deixou registrada a importância do que chamou de "um chafariz público com três bicas", referindo-se à Fonte Grande da Ilha.
A Fonte foi também importante para o crescimento da Vila de Morro de São Paulo, pois ao redor dela foram construídas as primeiras casas coloniais, que hoje em dia abrigam em sua maioria bares e restaurantes que animam a noite de Morro de São Paulo.
No ano de 1943 a Fonte Grande foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional devido a sua importância tanto para a história da Ilha de Morro de São Paulo como para a própria história do Brasil. A Fonte foi também importante para o crescimento da Vila de Morro de São Paulo, pois ao redor dela foram construídas as primeiras casas coloniais, que hoje em dia abrigam em sua maioria bares e restaurantes que animam a noite de Morro de São Paulo.
Atualmente a fonte é um dos grandes monumentos históricos de Morro de São Paulo, sendo que ainda está ativa, e é ponto de visitação obrigatório para os turistas da Ilha.
Curta nosso Facebook
Siga nosso Instagram
Ouça nossa Playlist