O passeio histórico pela Ilha acontece, principalmente, nos arredores do centrinho da Vila. Há ruínas e locais restaurados que remetem ao tempo do descobrimento do Brasil e que contam a história de Morro de São Paulo mesclada à própria História do Brasil.
Igreja Nossa Senhora da Luz
A construção da Igreja no centro da vila teve início em 1628, mas a obra só foi totalmente concluída em 1845. Sua função seria substituir uma antiga capela do local, que estava desabando. Infelizmente a história da Igreja Nossa Senhora da Luz conta com vários episódios de depredação e roubos – praticamente todo os bens históricos foram levados, inclusive peças em ouro e prata e imagens sacras, algumas delas do século XVII.
Desde 2004, a igreja vem sendo restaurada e mantida com o dinheiro doado pela população local e pelos turistas. Ela continua a ser usada para a celebração de missas.
A igreja possui o chão marcado pela presença de lápides, pois nessa época acreditava-se que assim, sendo sepultado no chão da capela, ficava-se mais próximo de Deus. No prédio encontram-se também alguns painéis que contam a história do Morro de São Paulo, destacando fatos importantes como as primeiras ocupações por parte dos portugueses, a visita de Dom Pedro II, a construção dos monumentos e a participação da Segunda Guerra Mundial.
Fonte Grande
A Fonte Grande, também conhecida como Fonte do Imperador, foi construída em 1746 pelo vice-rei do Brasil na época, André de Melo de Castro. A fonte era o maior reabastecimento de água potável da região.
Ficou conhecida como a fonte do Imperador, pois no ano de 1859 Dom Pedro II fez uma visita ao Morro de São Paulo, onde teria tomado um banho na Fonte Grande junto com a Marquesa de Santos.
Antigamente vários moradores do vilarejo tomavam banhos coletivos na fonte, devido à grande falta de água encanada. Os nativos faziam filas com seus pertences para tomar banho, a prioridade eram mulheres e crianças e logo após, os homens.
Atualmente a fonte é um dos grandes monumentos de Morro de São Paulo, sendo que ainda está ativa, e é ponto de visitação obrigatório para os turistas da Ilha.
O Farol
O Farol do Morro de São Paulo é datado no ano de 1848. Construído com o objetivo de facilitar o acesso à cidade de Valença, também servia de ponto de referência aos marinheiros que desejavam chegar até a arquipélago de Tinharé.
É do Farol que podemos visualizar a ilha de cima e apreciar suas praias paradisíacas de águas cristalinas e coqueirais, e ainda descer pela tirolesa de 57 metros de altura por 300 m de comprimento até as margens da primeira praia.
Para chegar até o farol basta seguir a trilha que se encontra na frente da igreja Nossa Senhora da Luz.
A Fortaleza de Tapirandú
A Fortaleza de Tapirandú de Morro de São Paulo, atualmente conhecida como O Forte pelos moradores e visitantes, nos remete ao século XVII, onde foi palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos.
O Pórtico é a porta de entrada para aqueles que chegam pelo cais de Morro de São Paulo. Os turistas que chegam por via marítima são recepcionados por esse portal cheio de história.
É na Fortaleza de Tapirandú que nativos, moradores e turistas se encontram no final da tarde para assistir o belíssimo espetáculo da natureza que o Pôr do Sol de Morro de São Paulo oferece.
Se tiver um pouco de sorte, também é possível avistar os golfinhos que estão nas águas em frente, dando shows de acrobacias e saltos. Ao lado do forte ficam as lindíssimas piscinas naturais do Forte, com águas cristalinas, perfeitas para um banho relaxante.
O Casarão
Entre tantas lendas e histórias que envolvem O Casarão, está o fato desta casa já ter abrigado ninguém menos que o Imperador Dom Pedro II, a Marquesa de Santos e o alto escalão da corte, quando esteve em Morro de São Paulo, seguido de uma visita a cidade de Valença em 1859.
Para alguns nativos e moradores mais antigos, existem espíritos que vivem ali. Alguns contam já terem ouvido barulhos à noite ou até mesmo vultos. Claro, estas lendas nunca espantaram turista algum. Lendas a parte, O Casarão merece ser conhecido para relaxar e saborear uma deliciosa comida em seu restaurante agradável, com uma vista privilegiada no alto da Praça Aureliano Lima, onde se pode avistar todo o centro do vilarejo.
Curta nosso Facebook
Siga nosso Instagram
Ouça nossa Playlist