O famoso Farol do Morro de São Paulo começou a ser construído em 1948 e suas obras foram concluídas em 1955. Construído com o objetivo de facilitar o acesso da cidade de Valença, servia de ponto de referência aos marinheiros que desejavam chegar até a arquipélago de Tinharé.
Historicamente fez parte do conjunto defensivo das invasões holandesas da época, auxiliando na proteção de todo o arquipélago. Atualmente é mantido pela Marinha do Brasil e sua manutenção é de responsabilidade da Capitania dos Portos da Bahia. Hoje sua sequência de luzes é totalmente automática, acendendo todos os dias às 18 horas e eventualmente durante o dia, em casos de tempo fechado.
Para chegar ao Farol é só seguir a trilha que existe em frente à Igreja Nossa Senhora da Luz. Após uma caminhada de aproximadamente 10 minutos você chega ao Farol e pode apreciar esse monumento histórico de perto. É um trajeto relativamente curto mas repleto de subidas, por isso, lembre de colocar um calçado confortável e levar uma garrafa de água para se hidratar durante a subida.
A direita do Farol existe um mirante com uma vista privilegiada e a maior Tirolesa dentro d’água da América Latina. Lá de cima pode-se enxergar as praias com areia branca e águas claras, coqueirais e a toda a vila. Um visual alucinante que merece ser visitado.
Curta nosso Facebook
Siga nosso Instagram
Ouça nossa Playlist